terça-feira, 13 de julho de 2010

Memória, Arte e História

 
Marco histórico do município de Barra Mansa, a sede da Fazenda da Posse teve sua construção concluída em 1768. Jóia do estilo colonial brasileiro (com influência do barroco europeu), esse prédio de linhas singelas, mas, profundamente expressivas, caracterizou-se por apresentar elementos originais como as telhas tipo coxeira, pau a pique nas alvenarias externas e internas do primeiro piso com a estrutura aparente, alcovas e janelas “fora do prumo” do andar superior. A planta primitiva foi alterada nas diversas reformas pelas quais passou, mas na última, por iniciativa de grupos ligados à preservação histórica da cidade, o trabalho executado contou com a preciosa colaboração do Sistema Firjan (federação das Industrias do Rio de Janeiro) em parceria com profissionais do IPHAN e da Prefeitura de Barra Mansa.
Na recuperação do prédio foram utilizados elementos das construções originais (vigamentos, esquadrias) e material da mais nova tecnologia. Em torno da casa destaca-se um gramado com jardins, árvores e fonte, onde nos dias festivos são instaladas tendas para apresentações musicais e de outros gêneros. A gestão do Centro de Cultura Fazenda da Posse é partilhada pelo SESI Barra Mansa e a Fundação de Cultura, responsável pela gerência artística do casarão a qual vem organizando desde 2001, uma média de nove exposições artísticas anuais e inúmeros cursos, workshops e oficinas abertas à comunidade regional.
Setor Educativo
Encontros com a Arte – Arte e Professor
O programa “Encontros com a Arte” para professores propõe reflexões sobre a educação e o conhecimento, criando inter-relações entre diferentes disciplinas como a história da arte, o ensino e o fazer artístico. O intuito é aproximar professores e arte e estimular reflexões e debates sobre uma concepção atualizada de educação, sobre aspectos da didática e sobre conhecimentos necessários ao educador.

Encontros com a Arte – Arte e Alunos
Arte e Comunidade
O programa “Encontros com a Arte” para alunos e comunidade, propõe: visita orientada a casa, à exposição e atividades de arte em oficinas. Com o intuito de aproximar o público da obra do artista, são elaborados laboratórios de arte com atividades de desenho, pintura, modelagem, exibição de filmes, imagens e música, dentro do contexto da exposição.

Estudo permanente da Arte 
Grupo de artistas que se reúne semanalmente no Centro de Cultura Fazenda da Posse, com sessões de análise e crítica de arte, desenvolvendo o estudo das diversas linguagens e estimulando a produção artística. A proposta se fundamenta na Arte Contemporânea através do empirismo e da troca de experiências como meio de incrementar o questionamento e o diálogo visual com o público.

Sala Dr. Mário Ramos
No pavimento superior do Centro de Cultura Fazenda da Posse, encontra-se a sala dedicada a memorabilia do Dr. Mário de Oliveira Ramos que nasceu em Barra Mansa em 25 de abril de 1882 e que exerceu a medicina nessa cidade, a partir de 1907.

Administração do Centro de Cultura: Iran de Oliveira – Presidente
                                                            Luiz Augusto Mury – Vice Presidente
                                                            Carla Giovana Castro Rolim – Coordenadora

O Centro de Cultura Fazenda da Posse: funciona de Quarta a Domingo, das 11h às 17h, exceto feriados.
Setor Educativo: Encontros com a Arte – Arte e alunos – toda quarta e quinta-feira de 14h às 17h. Atividades previstas: - visita orientada a casa
                                                           - visita orientada à exposição
                                                           - atividades artísticas no laboratório de Arte
Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente pelo telefone (0xx24) 3322-3855 ou pelo e-mail: fazendadaposse@uol.com.br

Centro de Cultura Fazenda da Posse - Rua Dário Aragão, n°02 – Centro – CEP:
27330-050 – Barra Mansa – RJ.     



por Carla Giovaba Castro Rolim,
(arte educadora especialista em Ensino da Arte - Estética Moderna e Contemporânea - Cordenadora do Centro de Cultura Faenda da Posse e Centro de Cultura Estação das Artes).

2 comentários:

  1. Muito bons os textos da Carla.
    =)
    primeiro post. Uhuul

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo!!!!!!! adorei a graminha tb tem tudo a ver com a fazenda!

    ResponderExcluir